A quem se destina
Destinado, inicialmente, a representantes nacionais e estaduais do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, do Sebrae e de Confederações e Federações de Artesãos contribuindo para:
Ampliação de conhecimentos e trocas de saberes entre os sujeitos protagonistas do artesanato brasileiro
Fortalecimento da articulação em rede desses atores
Formulação e implementação de políticas públicas para o setor.
O curso se propõe a abranger atores dos 27 estados brasileiros, esperando atingir cerca de 100 pessoas.
Temáticas desenvolvidas no curso
O Objetivo principal
Oferecer uma oportunidade de capacitação sobre políticas públicas para diversificados atores vinculados ao setor do artesanato brasileiro. Inicialmente atingindo os principais atores e formadores de opinião do setor e, futuramente, ampliando para o público em geral, que poderá acompanhar os módulos pelas redes ou em novas edições do curso.
Metodologia
- Curso online
- Carga horária: 60 horas
- 10 módulos de 6 horas cada
- Compoisição de cada módulo
Parte 1 – Síncrona – 3 horas
- Espaço teórico/expositivo
- Espaço de debates, perguntas e respostas com os participantes
- Espaço de debates através de chat (gerenciado pro 3 monitores)
- Considerações finais
Parte 2 – Assíncrona – 3 horas
- Revisão bibliográfica sugerida
- Realização de atividade pedagógica
- Acompanhamento de vídeo-aula
POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO DO ARTESANATO
Coordenação do Curso
Prof. Dr. Mateus de Moraes Servilha
Professor de Geografia na Faculdade de Educação da UFMG, Doutor em Geografia pela UFF, Mestre em Extensão Rural pela UFV e Graduado em Geografia (bacharel e licenciado) pela UFV. Criador e coordenador do Outridades – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espaço, Emancipação e Sujeito. Atualmente na coordenação do projeto de extensão “Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro: Diagnóstico e Planejamento Estratégico”. Experiências de pesquisa em áreas como: Estigma socioespacial, lutas simbólicas e identificação; Espaço público e trocas materiais e simbólicas; Região e representação; Geografia Social e Teoria Crítica; Espaço, cultura e arte. Autor de artigos, crônicas e dos livros “O vôo de Lelo” (infantil), “Arte que nem sei” (poesia), “Quem precisa de região? o espaço dividido em disputa” (acadêmico) e “Desejo Maré” (poesia).
Equipe de Monitoramento e Apoio
Jasmim Reis Oliveira (graduação em Pedagogia/UFMG)
Gabriela Zani Souza (graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFMG)
Mariana Gico Lima Melo (graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFMG)
Amanda Ardisson Bento (pós-graduação em Design/UEMG)
Forma de avaliação do aluno do curso
Os alunos serão avaliados ao final de cada módulo e completando 75% da carga horária e somando um mínimo de 60% em sua avaliação final, receberão o certificado.