Artesanato entreVISTAS: Gracielle Fonseca e Marina Vale

Artesanato entreVISTAS - Gracielle Fonseca e Marina Vale

AUTORIA: Luiz Henrique Freitas

O sexto programa Artesanato entreVISTAS, da Rede Artesanato Brasil, apresentado na sexta-feira, dia 21, no canal do projeto no  YouTube, destacou a importância da comunicação para a mobilização e também a concepção da identidade visual do projeto de Estruturação do Sistema de Gestão do  Artesanato Brasileiro – Diagnóstico e Planejamento estratégico, uma iniciativa do PAB, o Programa do  Artesanato Brasileiro que tem a Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, como responsável pela execução do projeto. Também são parceiros o Sebrae, o Governo Federal, entidades, instituições e organizações ligadas ao artesanato em todos os estados brasileiros.

O Artesanato entreVISTAS, mediado pelo jornalista e bolsista, Luiz Henrique Freitas, recebeu duas convidadas: a jornalista Gracielle Fonseca, coordenadora da equipe de Comunicação e Mobilização Social e Marina Vale, graduanda em Museologia e integrante da equipe.

Gracielle Fonseca apresentou as linhas gerais da concepção da identidade visual desenvolvida por designers coordenados por ela e pela coordenação geral: “Foi um trabalho, que demandou muito esforço, dedicação e criatividade.  A  ideia era criar uma logomarca que representasse, ao mesmo tempo, todas as regiões do país, já que o projeto tem abrangência nacional, sem privilegiar esse ou aquele estado, ou modo de fazer qualquer produto, já que a diversidade brasileira é imensa e espetacular. Depois de muito trabalho nós definimos que o conceito de movimento e de muitas cores deveriam estar presentes e assim surgiu  o “r” da Rede Artesanato Brasil. Ele foi o elemento chave para que se desenvolvesse toda a identidade visual e suas aplicações diversas“.

A bolsista Mariana falou da importância do trabalho de comunicação para mobilização. Ela e outros bolsistas atuam ligando para os diversos atores convidando, por exemplo, para participarem dos Grupos de Discussão que aconteceram em reuniões on-line. Nesses GD’s foram ouvidas e discutidas as questões importantes do setor em todo o país: “Nós enviamos e-mails, mensagens no WhatsApp e ligamos pelo telefone para mobilizar, confirmar os encontros e explicar como é a dinâmica. No dia da reunião fazemos mais confirmações para que tudo dê certo e todos estejam nas salas. Às vezes a gente se depara com pessoas em situações difíceis.  Teve um participante que me disse estar com parentes internados em estado grave com Covid-19. Nessa hora você tem que saber ouvir, tentar passar uma mensagem de esperança e solidariedade. Toda essa experiência, em momentos diversos, eu vou levar para minha vida pessoal e profissional.”

Inscreva-se no nosso canal do YouTube!

A estudante também contou que está na linha de frente do Curso de Comunicação para Mobilização Social, oferecido pelo projeto, orientando os participantes no uso das marcas e como se comunicar bem com seus públicos. 

Ao final do programa, Gracielle Fonseca falou sobre a Devoluta apresentada a 250 pessoas que participaram dos Grupos de Discussão. O trabalho reuniu uma síntese dos GD’s regionais e trouxe os pontos mais problematizados, soluções e alternativas apontadas pelos participantes, impactos da pandemia, desafios e propostas de solução.  Ainda segundo Fonseca, os participantes terão 20 dias para apresentar novas observações que devem compor uma publicação impressa.

Logomarca da Rede, com o "r" transmitindo a ideia de movimento.

“r” que dá ideia de movimento na logomarca da  Rede.

Artesanato entreVISTAS apresenta Peça de divulgação da Rede.

Peça de divulgação da Rede Artesanato Brasil.

Confira o vídeo completo do programa, que traz ainda imagens da identidade visual do projeto:

Em sua sétima edição, realizada no dia 28, o entreVISTAS apresentou a pesquisa sobre o Diagnóstico do Artesanato brasileiro, passando pelas políticas de memória até a comercialização, com o professor Carlos Henrique Falci, da UFMG, Coordenador da Equipe de Estudos e Pesquisas. 

Serviço: Artesanato entreVISTAS 

Data: 28/01/2022 – sexta-feira 

horário: 19h 

Ao vivo no Canal Rede  Artesanato Brasil no YouTube, com participação do público pelo Chat

As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e de inteira responsabilidade do autor, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Ministério da Economia e do Programa do Artesanato Brasileiro.

Faça parte do diagnóstico da Rede Artesanato Brasil!
A Rede Artesanato Brasil usa cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.