Artesanato entreVISTAS: Cnarts

Artesanato entreVISTAS: Cnarts

AUTORIA: Luiz Henrique Freitas

“A regulamentação da profissão de artesão vai trazer, entre outros direitos, a garantia à previdência para todos os profissionais. Isso é muito importante e vamos continuar atuando nessa direção até sacramentar esse reconhecimento para o setor“. Quem garante é Márcia de Oliveira – presidente da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, a Cnarts.

Márcia foi uma das convidadas do programa Artesanato entreVISTAS, apresentado ao vivo, na última sexta-feira, às 19h, no canal do projeto Rede Artesanato Brasil, no YouTube. Durante pouco mais de uma hora, a presidente da Cnarts e a segunda secretária, Beatriz Soares, apresentaram as principais propostas e linhas de atuação da Cnarts para todo o país.

Beatriz Soares destacou a importância dos quilombolas e indígenas: “Essa é uma das nossas principais bandeiras. Fazer uma inclusão maior dos índios e dos quilombolas, conseguir espaços próprios de atuação para eles é fundamental, além de dar garantias para que apresentem seus trabalhos e tenham uma vida mais digna“.

Márcia Oliveira e Beatriz Soares responderam às perguntas do público, que participou pelo chat, e falaram da importância da união dos artesãos em suas associações e federações, o que fortalece a categoria e suas ações. As convidadas também falaram das parcerias da Cnarts, feiras, pandemia, cenários para o ano novo e destacaram a importância e contribuições do projeto de  Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro – Diagnóstico e Planejamento estratégico:  “Esperamos que os resultados do projeto, pioneiro no país, traga novos cenários e contribuições para uma melhor atuação de todos os atores  nele envolvidos“, concluiu Márcia  Oliveira ao final do programa.

O projeto é uma iniciativa do PAB, o Programa do Artesanato Brasileiro, que tem a Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, como parceira responsável pela execução das atividades. Também são parceiros o Sebrae, o governo federal, entidades, instituições e organizações ligadas ao artesanato em todos os estados brasileiros.

Confira a entrevista na íntegra:

O próximo programa vai abordar a importância da comunicação para a mobilização. As  convidadas são a jornalista Graciele Fonseca, Coordenadora Executiva na Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e Marina Vale, bolsista e graduanda em Museologia, pela UFMG. 

Artesanato entreVISTAS –  6ª edição

Dia: 21/01/2022 – sexta-feira

Hora: 19h 

Canal da Rede Artesanato Brasil no YouTube

As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e de inteira responsabilidade do autor, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da UFMG, do Ministério da Economia e do Programa do Artesanato Brasileiro.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative o sininho!

A Rede Artesanato Brasil usa cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.