Artesanato entreVISTAS

Artesanato entreVISTAS

AUTORIA: Ari Rodrigues

Luz, câmera, ação! A sequência de comandos marcante em produções audiovisuais, como filmes, séries, novelas, comerciais e demais conteúdos de multimídia, se tornará, de certa maneira, presente na Rede Artesanato Brasil. Em breve, no quadro Artesanato entreVISTAS, serão realizadas diversas conversas com os principais nomes envolvidos no projeto, como, por exemplo, membros da coordenação, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do SEBRAE e das confederações e federações de artesãos.

Do mesmo modo que o conjunto de vocábulos clássicos do cinema transmite uma ideia de processo, no qual cada ação ocorrerá a partir da captura de algo, o plano de comunicação do projeto contou, inicialmente, com a consolidação dos perfis no Instagram e no Facebook, e do blog da plataforma web como ferramentas para divulgação de grupos de discussão, curso de extensão, artigos sobre temas de interesse para o setor e apresentação de aspectos da própria Rede.

Nova etapa no projeto

O projeto “Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro: Diagnóstico e Planejamento Estratégico” vem se consolidando e adquirindo notoriedade. Recentemente, o diagnóstico foi tema de uma publicação no Diário do Comércio, importante revista de economia, gestão e negócios do estado de Minas Gerais. Com a criação do quadro “Artesanato entreVISTAS”, é firmada uma nova etapa de comunicação que traz a missão de alicerçar a marca Rede Artesanato Brasil como referência para as artesãs e os artesãos, além da população em geral, e tornar a metodologia mais pessoal, haja vista que será possível conhecer um pouco de quem está por trás da concepção, planejamento e execução do projeto.

Além disto, esta diretriz está conectada ao primeiro objetivo específico do projeto, estabelecido em 2020: “Implantar plataforma Web da estrutura de governança do projeto Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro: Diagnóstico e Planejamento Estratégico, para atender as demandas de pesquisa, armazenamento de dados e gestão”. Juntamente ao site e às redes sociais, a produção de vídeos configurará como registro dos trabalhos, memória do artesanato no tempo atual e mecanismo para intervenções futuras a partir de políticas públicas.

Logo, a inauguração do canal do YouTube com o quadro “Artesanato entreVISTAS” simbolizará uma alternativa audiovisual de expandir o alcance do projeto, retratando as suas ações e os resultados atingidos, assim como gerará autoridade na internet, em soma às outras plataformas já estabelecidas. Apoiará na formação de  um sólido complexo de comunicação com os atores do artesanato nacional e também um meio de detalhamento das trajetórias seguidas pelos colaboradores do projeto Rede Artesanato Brasil.

Metodologia das entrevistas

A proposta compreende a realização de entrevistas curtas, que serão transmitidas ao vivo no canal da Rede Artesanato Brasil e disponibilizadas posteriormente neste, a fim de atingir novos públicos e possibilitar uma nova reprodução para quem assistiu ao conteúdo simultaneamente à realização. Paralelamente, haverá o acompanhamento online com a possibilidade de interação do público fazendo perguntas aos convidados.

A frequência de conversas será semanal, às sexta-feiras, sempre à noite. Elas serão estruturadas no levantamento geral de questões relevantes para a compreensão do projeto e sua importância agora e a longo prazo, além da definição dos próximos passos, pelas vozes responsáveis por tais deliberações e que possuem conhecimentos interdisciplinares sobre o artesanato brasileiro. 

Em adição, as entrevistas serão realizadas pelo colaborador Luiz Henrique Freitas, responsável pelo roteiro de perguntas, a definição dos entrevistados e as gravações, com suporte técnico do núcleo da Equipe de Conteúdo Web. Prima-se por um diálogo claro e objetivo para envolver um conjunto diverso de pessoas ao longo do país. Após a finalização de cada encontro, haverá um trabalho concomitante com as outras redes, pois as temáticas abordadas pelos convidados serão destacadas em posts e em um artigo no blog.

Edições do Artesanato entreVISTAS

Deste modo, a primeira entrevista da Rede Artesanato Brasil foi realizada no dia 26 de novembro, sexta-feira, às 19h, e contou com a presença de Fábio Silva, Coordenador Geral de Empreendedorismo e Artesanato no Ministério da Economia e gestor do PAB Nacional, e Maria Dorotéa de Aguiar Barros Naddeo, Co-coordenadora do Projeto. O foco foi a resolução de dúvidas gerais sobre a iniciativa.

No dia 03/12, foram entrevistados o Mateus Servilha, coordenador geral do projeto e a Pró-reitora de extensão da UFMG, Claudia Mayorga, que abordaram o papel da Universidade neste projeto de diagnóstico do artesanato em todo o território nacional e o impacto que o projeto tem exercido na universidade, etc. 

Na 3ª edição, exibida em 10/12, foram entrevistados César Rissetti, Gerente de Unidade no Sebrae Nacional, e Fábio Silva, do Ministério da Economia, para falarem sobre a parceria estabelecida entre o PAB e o SEBRAE, a importância do diagnóstico, entre outros assuntos. 

No encontro desta semana, programada para sexta-feira, dia 17, serão entrevistados a presidente e o vice-presidente da Confederação Brasileira dos Artesãos (CONART), Maria das Graças Reis e Rhaavi Dionísio para abordar o tema “a importância da organização dos artesãos e as principais bandeiras da CONART”. 

Artesanato entreVISTAS com Claudia e Mateus

Anúncio da segunda edição do quadro Artesanato entreVISTAS, exibida em 03/12. Reprodução: Instagram/ Rede Artesanato Brasil.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube!
A Rede Artesanato Brasil usa cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.