cursos da rede
COMUNICAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Curso Livre com Certificado
A quem se destina
Destinado, inicialmente, a representantes nacionais e estaduais do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, do Sebrae, de Confederações e Federações de Artesãos, além de lideranças do setor, além de liderança contribuindo para:
- Ampliação de conhecimentos e trocas de saberes entre os sujeitos protagonistas do artesanato brasileiro;
- Fortalecimento da articulação em rede desses atores;
- Formulação e implementação de políticas públicas para o setor.
Objetivo principal
Oferecer informações básicas a respeito do processo de comunicação e mobilização social. A ideia é contribuir com a organização estratégica da comunicação dos grupos e a gestão do relacionamento com seus públicos.
Motivar pessoas a se unirem em prol de alguma causa ou ação é um desafio constante para grupos que procuram realizar ações comunitárias objetivando o bem coletivo. Sendo assim, o curso foi desenhado para formar e dar suporte por meio da discussão dos desafios da mobilização e a centralidade da comunicação nesse processo de geração da responsabilidade coletiva sobre a vida social.
Focada nos representantes nacionais e estaduais do PAB, do Sebrae e de Confederações e Federações de Artesãos, a estrutura curricular compreende aulas síncronas e revisões bibliográficas de temas com perspectivas interdisciplinares, distribuídos em dez módulos e ministrados durante cinco semanas.
Módulos de 6 horas com aulas síncronas e assÍncronas
Cada módulo possuirá carga horária de 6 horas: 3h de aulas síncronas, que compreenderão a revisão bibliográfica sugerida, atividade pedagógica e videoaula discutindo questões problematizadas nos encontros, e 3 horas de atividades assíncronas. Haverá orientação de um ou mais professores com vasta experiência nos temas abordados e as aulas síncronas contarão com uma equipe multidisciplinar de monitoras que atuarão na ampliação da participação dos alunos.
Os alunos serão avaliados ao final de cada módulo a partir de um questionário que fará conexão entre o conteúdo estudado e a realidade observada por cada um. Além disso, eles apontarão suas expectativas no início da capacitação e responderão um questionário de avaliação do nível de satisfação após o encerramento de modo a auxiliar no aprimoramento da metodologia adotada.
Assim, o conhecimento adquirido permitirá que o aluno amplie sua base conceitual do artesanato no Brasil e em outros países, entenda mais sobre o cenário econômico da atividade e a questão socioambiental, além de lidar com metodologias participativas na elaboração, gestão e diagnóstico de políticas públicas.
O curso acontecerá entre 23 de agosto e 30 de setembro. As inscrições estarão abertas de 10 a 17 de agosto na plataforma CENEX da FaE/UFMG e são gratuitas.
Não perca essa oportunidade!
Será fornecido Certificado de conclusão aos participantes
Os alunos serão avaliados ao final de cada módulo, por meio do envio das atividades e preenchimento do formulário de fechamento de módulo. Para a concessão do certificado, será observado o cumprimento de 75% da carga horária, somado a um mínimo de 60% de aproveitamento na avaliação final.
Coordenação do Curso
Gracielle Fonseca Pires – Atua como coordenadora de projetos e analista de comunicação no terceiro setor há mais de 11 anos. É graduada em comunicação social e mestra em linguística. Atualmente, é Coordenadora Executiva na Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), onde coordenou projetos sociais premiados, como o Rede Jovem de Cidadania (AIC) e a Plataforma Integrar Contra a Covid-19 (Kinross/AIC).
Karla Patricia Vital Damiani – Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Relações Públicas pela UFMG. É coordenadora de mobilização do Projeto Rede de Artesanato Brasil. Atua como coordenadora executiva da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) há sete anos. Trabalhou para o Instituto Ayrton Senna, Petrobras, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), PRODAM/SP, Fundação TV Minas Cultural e Educativa, Associação Pré-UFMG e empresas de pesquisa de opinião.
Equipe de Monitoramento e Apoio
Alicia Coura Chagas (graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais).
Ana Letícia Pereira Sousa (graduanda em Turismo na Universidade Federal de Minas Gerais).
Lavínia Botelho e Brito (graduanda em Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais).
Marcela Talita de Souza (graduanda em Design de Moda pela Universidade Federal de Minas Gerais)
Maria Eduarda Oliveira de Figueiredo (graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais).
Marina Ramos Isaias Vale (graduanda de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais).
Sarah Carvalho Saturno (graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Minas Gerais).
Vitória Eliza Ribeiro (graduanda em Ciências Socioambientais na Universidade Federal de Minas Gerais).
Yasmin Braga Lombardi (graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais).