Saberes Tradicionais: desaparecimento e perpetuação

[featured_image]
Download
Download is available until [expire_date]
  • Versão:
  • Download 10
  • Tamanho do Arquivo 0.00 KB
  • Contagem de Visualizações 1
  • Data de Criação 20 de outubro de 2021
  • Ultima Atualização 20 de outubro de 2021

Saberes Tradicionais: desaparecimento e perpetuação

Os ofícios tradicionais relacionam-se diretamente com hábitos tradicionais, com (re) significação e (re) valorização por meio de sua perpetuação. No município de Araújos, por exemplo, o saber fazer o chapéu de palha de cambaúba sofre com escasseamento da produção, e possível extinção. Além da dificuldade de encontrar a espécie de bambuzinho, a cambaúba, a principal representante do ofício faleceu no ano de 2012. Relacionado diretamente com a memória afetiva coletiva local, o ofício é rememorativo uma vez que remete a tempos idos, resguardando ainda conhecimentos populares acerca da produção da palha, como o processo de trançar, moldar, costurar. Remete a civilizações passadas, com significâncias que remetem ao valor cultural, social, político, individual, sendo ainda forma de comunicação (poder, sedução, intimidação), além da parte funcional (proteção de batalhas, mau tempo, sol, chuvas, etc) e simbólica (resguarda a parte mais importante do corpo, a cabeça, o
pensamento, resguardando-o de forças hostis, ou reafirmando-o ao deixa-lo em destaque). Na região citada, outro saber pode também ser citado, esse que interfere significativamente na paisagem local: as caieiras e olarias.

AUTORIA: Januaceli Felizardo Murta.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Rede Artesanato Brasil usa cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.