Artesanato entreVISTAS: Carlos Falci

Artesanato entreVISTAS com Carlos Falci

AUTORIA: Luiz Henrique Freitas

O professor Carlos Henrique Falci foi o convidado do programa Artesanato entreVistas na sexta-feira, dia 28 de janeiro. Falci é o coordenador da equipe de Estudos e Pesquisas que prepara o diagnóstico do artesanato no país. Com sensibilidade e empatia, o professor falou por pouco mais de uma hora sobre seu trabalho que envolve outros dez professores e 45 bolsistas em vários estados brasileiros. Uma das questões abordadas durante a entrevista foi a importância de se debater a questão previdenciária dos artesãos, a legislação nacional para o setor e a leis estaduais que afetam a comercialização da produção artesanal.

Inscreva-se no nosso canal no YouTube!

Alguns temas semelhantes surgiram nas entrevistas realizadas, por meio de roteiros semiestruturados, e nos grupos de discussão regionais, realizados  no ano passado, durante a primeira etapa do diagnóstico. O professor Falci pontuou algumas: “A necessidade de aproximar o  diálogo entre os artesãos, o Sebrae e o PAB; as informações que chegam de vários setores precisam ser reunidas; promoção de fóruns permanentes que debatam questões do Marco Regulatório do Artesanato Brasileiro; como espalhar e documentar os saberes dos mestres;  aumentar a oferta de matéria-prima para os produtos e as possibilidades de comercialização; criar e manter cursos de capacitação; ter um olhar que conecte melhor toda a produção artesanal.”

Para a pesquisa em 2022, segundo ano do projeto, Carlos Falci disse que uma das ideias é que se promovam “discussões e temas de pesquisas específicas para as diversas regiões do país e que se busque mais autonomia para o setor”.

Confira o bate-papo completo entre o prof. Carlos Henrique Falci e o jornalista e bolsista do projeto, Luiz Henrique Freitas:

O projeto de Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro – Diagnóstico e Planejamento estratégico, é uma iniciativa do PAB, o Programa do Artesanato Brasileiro e tem a Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, como responsável pela execução do projeto. Também são parceiros o Sebrae, o governo federal, entidades, instituições e organizações ligadas ao artesanato em todos os estados brasileiros.

O programa Artesanato entreVistas faz uma pausa e em breve retornará com novos convidados. 

As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e de inteira responsabilidade do autor, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Ministério da Economia e do Programa do Artesanato Brasileiro.

A Rede Artesanato Brasil usa cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.