A profissão de artesão é regulamentada?
Sim. A Lei nº 13.180/2015 reconhece a profissão de artesão, estabelece as diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a criar instituição para o desenvolvimento de programas de formação do artesão.
É cobrada taxa para emissão da Carteira Nacional do Artesão?
Não. A emissão da carteira é gratuita.
Existe política pública para o artesanato no Brasil?
Sim. O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) é responsável pela elaboração de políticas públicas em nível nacional. Para tanto, conta com a parceria das Coordenações Estaduais de Artesanato, unidades responsáveis pela intervenção e execução das atividades de desenvolvimento do segmento.
O Programa é gerido pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia.
Os órgãos e entidades do Poder Executivo, em suas estratégias, ações e recursos materiais, tecnológicos, humanos e financeiros relacionados ao artesanato, observarão as diretrizes e os objetivos do Programa.
Poderão ser estabelecidas parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para o atingimento do objetivo e das finalidades do Programa do Artesanato Brasileiro
O que é a Carteira Nacional do Artesão?
A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico, válido em todo o território nacional, que identifica o profissional artesão.
O que é necessário para obter a Carteira Nacional do Artesão?
Para se cadastrar como artesão profissional e obter a Carteira Nacional do Artesão, procure a Coordenação Estadual do Artesanato do estado em que reside. Também é possível realizar o pré-cadastro e aguardar o retorno da Coordenação Estadual do Artesanato, por meio do site do site do Programa do Artesanato Brasileiro.
Para obter a Carteira Nacional do Artesão é necessário:
- Ter domicílio na unidade federativa em que for solicitado o registro;
- Ter idade igual ou superior a 16 anos;
- Apresentar cópia dos seguintes documentos:
- Carteira de Identidade; e/ou (Documento de identificação com foto)
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF
- Comprovante de residência ou declaração conforme Lei n° 7.115, de 29 de agosto de 1983
- Cópia do documento de inscrição no PIS/PASEP (opcional)
- 1 (uma) foto 3 x 4.
- Apresentar 1 (uma) peça pronta de cada tipologia (matéria-prima)/técnica a ser cadastrada;
- Elaborar uma peça artesanal, por matéria-prima/técnica a ser cadastrada, em todas as suas fases, em teste de habilidade a ser realizado pela Coordenação Estadual de Artesanato;
- Submeter os produtos à avaliação de funcionário ou colaborador eventual vinculado à Coordenação Estadual de Artesanato, com conhecimento notório do artesanato local, a fim de identificar a técnica predominante empregada pelo artesão.
O que é o Programa do Artesanato Brasileiro?
O Programa tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem a valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.
As ações do Programa possibilitam a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades, a partir da consideração de que a atividade é disseminada em todo território nacional, possuindo variações e características peculiares conforme o ambiente e a cultura regional.
São desenvolvidas ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação de artesãos para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais brasileiros.
Informações sobre o Programa do Artesanato Brasileiro estão disponíveis em: http://artesanatobrasileiro.gov.br/.
Quais são os benefícios proporcionados pela Carteira Nacional do Artesão?
Acesso a políticas públicas desenvolvidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e Coordenações Estaduais do Artesanato. Além da possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, cursos e oficinas de artesanato, há ainda isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito, incentivos fiscais em alguns estados da federação, acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.
Qual é a validade da Carteira Nacional do Artesão?
O documento tem validade de 6 anos.
Quem emite a Carteira Nacional do Artesão?
A Carteira Nacional do Artesão será emitida pelas Coordenações Estaduais de Artesanato (CEA), por meio do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).